data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Arquivo pessoal/
O bancário aposentado Moacir Faustino Petri, 77 anos, nasceu e sempre morou em Santa Maria,. Ele é irmão de Maria Helena e José Luiz Petri. Moacir era casado, há 55 anos, com a dona de casa Neida Air Favarini Petri, 77. Eles tiveram três filhos, Odair, Odacir e Cléber e dois netos, Wagner e Eduardo.
Formado em Economia e Técnico em Contabilidade, assim que se casou, Moacir adentrou o Banco do Brasil, onde trabalhou por 35 anos. Ele sempre teve gosto pelos números, conforme Cléber.
O santa-mariense residiu, durante toda a vida, no Bairro Dores. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Católico fervoroso, o religioso frequentava as missas das paróquias Nossa Senhora das Dores e Basílica Nossa Senhora Medianeira e rezava muito, de acordo com Cléber.
De coração generoso, o idoso tinha o costume de ajudar ao próximo, com doações e favores.
- Aos domingos, ele não abria mão de adquirir risotos para toda a família, contribuindo com as paróquias da cidade. Antes de comer, ele distribuía as viandas nas casas dos filhos e da irmã - recorda Cléber.
Aposentado, ele fazia a declaração do imposto de renda, sem cobrar nada, para os conhecidos da vizinhança.
Muito organizado, o patriarca deixou uma base sólida de princípios e estrutura para a família. Sempre preocupado com o bem-estar da esposa e dos filhos, queria saber como estavam nossos negócios e agilizar a aposentadoria da mãe.
- O pai foi nossa base. Até hoje, nenhum dos filhos fechava um negócio sem consultá-lo, por exemplo. Até para comprar um carro fazíamos questão da opinião dele - diz Cléber. data-filename="retriever" style="width: 100%;">No dia a dia, Moacir se dedicava a cuidar da casa e do pátio.
Para Odair, o pai foi um grande amigo e deixa um legado de companheirismo:
- Sempre alegre, o pai gostava da família unida, como em almoços, onde sempre havia fartura. Ele me ensinou tudo o que sei e me deu exemplo de carinho e solidariedade.
Moacir Faustino Petri morreu em decorrência de uma parada cardíaca, ocasionada por infecção generalizada devido a uma pneumonia, em 28 de junho. Ele foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, no dia seguinte.